O mercado é como uma montanha russa, feito de altos e baixos. O segredo para se manter nos momentos mais difíceis é saber controlar as finanças e se reinventar para fechar novos negócios. Nem sempre é algo simples, principalmente quando precisamos de soluções urgentes, mas existem alguns truques e recursos que podem tornar mais fácil essa prospecção.

Fechar negócios nos dias de hoje já não é como antigamente. Antes era o comerciante/fornecedor que dizia ao cliente o que ele precisa, preparava uma apresentação convincente e pronto, era como um passarinho entrando em uma arapuca. Hoje a lógica inverteu, principalmente por causa da internet.

As estratégias de marketing deixaram de ser ofensiva, se estendendo a todo tipo de cliente, para ser mais passiva, onde criamos formas do cliente chegar até o nosso negócio. Precisamos entender suas dores e necessidades, criar formas dele nos encontrar e perceber que está fazendo a escolha certa. Por isso veja agora como pode ser fácil fechar novos negócios com algumas dicas que guardamos para você.

Antes de vender seus serviços, venda a sua imagem

A primeira coisas que uma pessoa se preocupa ao buscar por um produto ou serviço, é com o aspecto da empresa e do vendedor. Infelizmente as pessoas julgam pela aparência sim, por tanto você tem que se preocupar com sua forma de se vestir, de se apresentar, de conversar e até de se comportar.

Um comerciante ou vendedor que costuma usar trajes mais formais, uniforme da empresa, crachá de identificação, que seja carismático e converse de forma gentil, tem muito mais chances de ganhar a atenção de um cliente e fazê-lo ouvir o que você tem a dizer do que um vendedor que esteja mal arrumado, fale alto e não sabe abordar as pessoas da forma correta.

Isso também vale para a comunicação visual de sua empresa. É preciso desenvolver uma logomarca impactante, emitir papéis timbrados, formular apresentações marcantes que demonstre a identidade da empresa, principalmente na hora de fechar uma proposta comercial de prestação de serviços, faz toda diferença para passar a imagem de uma empresa séria e sólida.

Foque nas revendas

Segundo uma pesquisa realizada pela Sales Force, empresa americana de marketing que realiza frequentemente pesquisas de mercado, apenas 13% dos leads captados se tornam oportunidades de venda e, desses 13%, apenas 6% se tornam de fato uma venda concretizada.

Isso significa que é preciso você montar uma estratégia de prospecção de leads muito bem estruturada, já que quanto mais leads você tiver, mais  chances você tem de fechar novos negócios.

Em contrapartida, pesquisas de mercado apontam que é mais fácil você voltar a vender para quem já comprou na sua mão a conquistar um novo cliente. Isso porque a pessoa já conhece seu produto e sua forma de trabalhar e, se ela gostou do seu serviço, a chance dela te procurar novamente é muito alta.

Marque presença na internet

Se você ainda não está nas redes sociais e não possui um site próprio, providencie isso imediatamente. Os novos recursos que a internet disponibiliza vieram para ficar. Praticamente todos os usuários da internet realizam pesquisas no Google antes de concretizar uma venda.

Portanto é hora de criar um perfil da sua empresa nas redes sociais, divulgar seu serviços e principalmente informação que agrega, não só do seu serviço, mas do nicho de mercado e assuntos relacionados. 

Ter um site com domínio personalizado também é muito importante, para mostrar seriedade do serviço e facilitar ser encontrado. Você pode criar um blog para divulgar notícias e informações úteis, pode aplicar estratégias de SEO e usar palavras-chave para ser encontrado com mais facilidade. Você também pode criar landing pages para melhorar seu funil de vendas e captar leads.

Outra dica legal é pedir para seus amigos e clientes mais próximos para te marcarem em um post e compartilhar suas postagens, dessa forma você ganha autoridade e credibilidade dentro da sua área de atuação, já que o famoso Q.I. estará sendo aplicado. 

Aproveite também para mostrar seu dia a dia e os bastidores do seu serviço, hoje dia todo mundo gosta de acompanhar a rotina dos outros pelo Instagram. Essas são algumas formas práticas e que não custam quase nada para você alavancar seu negócio e fechar novas parcerias. Aplique-as e nos conte o que achou!

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