Você está interessado em criar seus próprios produtos? Muitas pessoas se tornam empreendedores porque têm uma ótima ideia de produto que as inspira a seguir esse caminho.
No entanto, não ter um background em design ou uma compreensão dos princípios relacionados ao design de produtos é muitas vezes um problema.
Nós compilamos uma lista de ótimas opções e ferramentas, para que você possa aprender o máximo possível sobre o design de produtos. E, como o dinheiro é muitas vezes um obstáculo, concentrei-me em recursos de baixo custo ou gratuitos para essa lista.
Muitos deles também são de código aberto, para que você possa ver em primeira mão como eles funcionam e fazer modificações no código, tudo de forma totalmente gratuita.
Livros, tutoriais e aulas on-line
Livros, tutoriais e aulas on-line:
1. Well-Designed: How to Use Empathy to Create Products People Love
O livro de Jon Kolko é um ótimo lugar para começar a explorar o design, pois ele passa pelo processo de design do produto do início ao fim de uma maneira que os leitores podem imitar e implementar.
O ponto principal do livro é fazer com que os leitores pensem com empatia sobre quem estão projetando. A empatia é a chave para tornar a experiência de um cliente com um produto o melhor possível.
2. Open Source Ecology
Como você gostaria de criar seu próprio forno ou trator?
Que tal uma impressora 3D? Você sabe como elas funcionam?
A Open Source Ecology é um projeto que está reunindo blueprints de código aberto do que considera as 50 máquinas mais importantes necessárias para a vida moderna e disponibilizando-as gratuitamente ao público.
Eles também oferecem cursos e workshops de imersão pagos para ajudar as pessoas a aprender mais sobre o design e a função do maquinário que a maioria de nós usa todos os dias.
Você sabia: a Webopedia define open source como: um programa no qual o código-fonte está disponível para o público em geral para uso ou modificação de seu design original gratuitamente.
3. Tutoriais e aulas on-line
Oh, quanto há para saber! A internet está repleta de vídeos tutoriais on-line e aulas sobre esse assunto, desde opções gratuitas como o curso Understanding Product Design até cursos clássicos que você pode encontrar na Lynda (que oferece uma avaliação gratuita de 10 dias e uma assinatura paga posteriormente).
Outros recursos incríveis que vale a pena observar:
- O canal do YouTube do Expert Village Industrial Design. Este canal faz parte do eHow. Ele tem muitas informações práticas destinadas a ajudá-lo a aprender a desenhar seus projetos. E inclui projetos de bricolage como como fazer um cabide.
- Série de palestras Ecorner Product Design da Universidade de Stanford. David Kelley, um proeminente designer de produtos fala de suas experiências como parte da série Entrepreneurial Thought Leader Speakers de Stanford.
- A turma do Instituto de Tecnologia de New Jersey sobre Advanced Online Design.
- O Game Design Course do Instituto de Tecnologia de Michigan (MIT) de sua série de cursos abertos.
Ferramentas do mercado
Depois de ter feito seus estudos, você provavelmente estará ansioso para experimentar algumas dessas coisas por si mesmo.
O software de projeto auxiliado por computador (ou CAD, como é frequentemente chamado) e as impressoras 3D (para que você possa realmente criar um objeto, normalmente a partir de uma resina plástica) são um bom lugar para começar a fazer experiências.
4. Impressoras 3D
Impressoras 3D podem ser bem caras – a impressora Cube custa cerca de mil dólares chamada Cube – mas existem empresas que desejam tornar a tecnologia de impressão 3D mais acessível a todos.
Para esse fim, você pode conferir o Peachy Printer, um projeto financiado por crowdfunding que busca criar impressoras 3D com software residente que devem custar cerca de US $ 100 cada (atualmente ainda estão em pré-encomenda).
Para o amante de bricolagem ou o verdadeiramente ambicioso, você também pode criar a sua própria impressora 3D, usando um site chamado RepRap, que lhe dirá tudo o que você precisa saber.
5. Computer Aired Design Software (CAD)
É um software que permite criar esquemas reais e modelos de computador para produtos. Semelhante a impressoras 3D, um exemplo top de linha de software CAD é o Fusion 360, um software CAD que é pago por uma assinatura por cerca de US $ 1200 por ano.
Na extremidade inferior da escala de preços, há o FreeCAD, que é exatamente o que parece: software de design assistido por computador de código aberto e gratuito.
Com 4,6 de 5 estrelas e mais de 20 mil downloads no Sourceforge (um site que destaca software livre e de código aberto), é uma aposta sólida.
6. Software de animação 3D
O Blender é um software de animação 3D gratuito e de código aberto, o que significa que você pode (caso precise ou deseja) passar da modelagem para a criação de vídeos completos, útil no desenvolvimento de produtos digitais, como videogames.
A Tufts University oferece até um curso on-line gratuito sobre design 3D usando o Blender.
Aprendendo por exemplos
Eu sempre achei que os aplicativos práticos me ajudam a aprender mais.
Aqui estão algumas coisas incríveis sendo feitas atualmente no mundo do design de produtos, quase todas de código aberto, muitas das quais você pode usar para criar seus próprios produtos:
7. Jogue com as ideias usando Arduino
O Arduino é um pequeno dispositivo incrível que permite que as pessoas criem projetos interativos que vão além do que um computador típico faz.
Veja o que eles têm a dizer sobre seu próprio produto:
O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, recebendo entradas de uma variedade de switches ou sensores e controlando uma variedade de luzes, motores e outras saídas físicas. Os projetos do Arduino podem ser autônomos ou podem se comunicar com o software em execução no seu computador (por exemplo, Flash, Processing, MaxMSP). As placas podem ser montadas manualmente ou adquiridas pré-montadas; o IDE de código aberto pode ser baixado gratuitamente.
8. Criar Blueprint de produtos usando softwares
Tanto o SketchChair quanto o OpenDesk permitem que você crie plantas de seus móveis. A OpenDesk chega até a conectá-lo com empresas que podem fazer os projetos para você, se preferir.
Ambos os sites são ótimos para pesquisar, se você tem interesse em fazer móveis ou se está simplesmente procurando inspiração em design e ideias.
9. Use Wikihouse se você quiser construir sua própria casa
Wikihouse quer que as pessoas tenham acesso a ferramentas de design que forneçam o know-how para construir sua própria habitação sustentável. É um objetivo grandioso, mas é uma ótima ideia e um site fascinante.
10. Use Pinterest para inspiração
As pessoas adoram fotografar os objetos do dia-a-dia que as inspiram e que elas acham inovadoras ou belas.
Um ótimo lugar para procurar inspiração e ideias é o Pinterest. Pesquisar no Pinterest por “Design de Produto” ou “Design Industrial” atrai uma infinidade de exemplos incríveis de lâmpadas, embalagens de alimentos, eletrônicos domésticos e muito mais.
Criando o que você imaginar
O mundo do design de produto é rico e variado, e você pode aprender sobre tantos assuntos diferentes sob o seu guarda-chuva.
É uma ótima saída para alguém que tenha interesses sobrepostos em tecnologia, empreendedorismo e design criativo.
Se todas essas informações tiverem sua criatividade fluindo, por que não começar agora?
Dica extra
Aprender sobre marketing digital e vendas na internet são itens fundamentais para você alavancar a sua carreira, para entender melhor como funciona o mundo das vendas pela internet eu recomendo esse curso de SEO online do Bruno Medeiros.