Há alguns anos, os drones eram vistos como ferramentas tecnológicas inacessíveis à realidade cotidiana. No entanto, com o descobrimento de todos os benefícios que ele é capaz de proporcionar, conseguiu ganhar mais espaço.
Portanto, confira a seguir a potencialidade dos drones para o campo da inovação e todas as coisas incríveis que é possível fazer com ele.
O uso de drones no setor audiovisual traz economia, produtividade e mídias
Assim que surgiram no mercado, os drones se destacaram pela sua capacidade em captar imagens aéreas a um custo relativamente baixo. Além disso, chamaram muita atenção também pela qualidade surpreendente das fotos.
E por conseguir captar imagens únicas, atualmente o setor publicitário se beneficia dos drones de diversas formas, como orçamentos, a parte logística e materiais ricos em mídia.
Ademais, a gravação com drones dispensa materiais e equipamentos que demandam horas para serem montados e possui um custo bem menor do que, por exemplo, as gravações com helicópteros e equipamentos para takes como dolly in/out, traveling, dentre outros.
Além disso, as mídias geradas pelo melhor drone podem ganhar espaço também em setores alternativos, bem como o imobiliário, ao oferecerem a opção de tirar fotos tanto de como será a vista do imóvel quanto ao redor dela, por outra perspectiva — ou em forma de divulgação a um preço considerável.
O setor da indústria se beneficia do uso de drones em inspeções, mapeamentos e espaço confinado
A inovação na área da indústria está ligada às inspeções nas alturas, onde normalmente é preciso preparar uma grande equipe e parar tudo que está sendo feito para que não haja riscos ao alpinista.
Sem o uso de drones, o profissional ficava encarregado de subir em altas superfícies e realizar o trabalho manualmente, tirando foto por foto, podendo ter problemas na estrutura do item a ser inspecionado. Então, por se tratar de uma tarefa perigosa, o drone se tornou indispensável para realizá-la.
Além disso, outros setores na indústria têm se beneficiado do uso de drones e sua tecnologia com design mais resistente e mais elaborado, como ramos offshore, siderúrgicas e espaços confinados, que são áreas de riscos para inspeções.
Ademais, o drone pode realizar a inspeção remotamente a 30 metros de distância do local, portanto, dispensa a necessidade de chegar próximo ao ativo em funcionamento, não sendo preciso interromper a produção durante a inspeção remota.
O presença de drones na Indústria 4.0
Há alguns anos, os drones já vinham sendo empregados em diversos setores, ganhando destaque principalmente em empresas de segurança e agrícolas.
No entanto, nos últimos tempos, houve ainda mais inovação. O uso de drones na Indústria 4.0 deu espaço para que esses equipamentos adentrassem em novas áreas, mostrando como a tecnologia pode ser transformadora e impactar de forma positiva a rotina dos negócios.
Os drones funcionam, basicamente, como uma espécie de protagonistas em meio às estratégias de inteligência das empresas. Junto das plataformas de automação e demais sistemas, eles conseguem ir a locais em que as pessoas normalmente não conseguiriam, além de monitorar longas áreas e garantir controle aos operadores.
Por fim, é possível concluir que há grandes vantagens em adotar o uso desses veículos sem tripulação que oferecem tantas funcionalidades.
Ao longo dos próximos anos, os drones serão vistos e utilizados cada vez mais como ferramentas importantes para as cidades inteligentes; e isso não apenas para empresas, mas para a sociedade como um todo.