As Novas Tecnologias em Neurocirurgia

Como o cérebro necessita de um estudo muito delicado, a neurocirurgia costuma estar à frente quando se trata de incorporar novas tecnologias. As cirurgias minimamente invasivas para tratamento endovascular para aneurismas, tumores, técnicas de estimulação cerebral para tratar dor já são realidades utilizadas.

De acordo com Neurocirurgião Manaus, hoje há um uso maior de robôs para realizar a neurocirurgia, junto com outras especialidades que também fazem uso da tecnologia. Ele consegue diminuir pela metade o tempo de cirurgia de alguns procedimentos. Ele não se torna um substituto do cirurgião, mas uma tecnologia que ajuda muito.

Novas tecnologias

A neurocirurgia é a especialidade médica que vai tratar das doenças relacionadas ao cérebro e coluna que precisam de intervenções cirúrgicas. Com a utilização de altas tecnologias na sua rotina de procedimentos para conseguir lidar com órgãos tão delicados.

Diversos procedimentos em neurocirurgia são relacionados a remoção de tumores, cistos, nódulo. Atualmente, foi introduzido a ablação a laser de tumores e também outras lesões cerebrais. Com essa tecnologia, há apenas uma perfuração no crânio, trazendo mais precisão ao método, mostrando a medida da temperatura do cérebro, assim como observação da lesão que está sendo tratada. Com isso, em tempo real, é possível ter mais segurança para o procedimento.

Ainda outra tecnologia que está em constante desenvolvimento é com o uso de ultrassom para a neurocirurgia. Com essa tecnologia não invasiva, não há corte, o que deixa muito mais fácil realizar lesões mais bem localizadas. Ainda precisa ser mais bem desenvolvida, mas deve estar cada vez mais presente nas mesas cirúrgicas.

Muitos casos, a medicina e a sociedade usam muito tarde as tecnologias que já existem à disposição, como é o caso do GPS, que já estava há muito tempo disponível no âmbito militar, por exemplo. Com um acesso cada vez mais fácil para as novas tecnologias, ela deve ser implementada na medicina mais rápido para conseguir salvar mais vidas.

Avanços tecnológicos

Os principais avanços tecnológicos que aconteceram na neurocirurgia são os de exames de imagem e também a possibilidade de usar essas imagens para navegar dentro do cérebro dos pacientes. Utilizando como se fosse um GPS do cérebro, é possível encontrar os tumores e outros alvos.

As ferramentas para remover tumores também são ouras que evoluíram muito. Hoje, existem aparelhos que emitem sons em alta frequência, além de tecnologias conseguem facilitar o acesso e trazem uma visibilidade tridimensional da área com tumor, deixando a cirurgia bem menos invasiva, além de precisa e segura.

As cirurgias no cérebro são muito delicadas e envolvem diversos riscos. Por isso, as ferramentas tecnológicas são usadas para trazer o melhor procedimento cirúrgico para o paciente, além de minimizar ao máximo a possibilidade de riscos de sequelas. Além de melhorar as condições para o paciente no pós-operatório.

A neurocirurgia demonstra os seus benefícios ao salvar vidas, com um condições cada vez maiores de causar menos lesão cerebral, conseguindo melhorar e preservar a qualidade de vida dos pacientes, seja com atendimento em grandes cidades do país ou do interior.

Leave a Comment

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Octooc a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de duvidas, acesse nossa Política de Privacidade.