A internet teve e ainda tem um papel fundamental para algum bem estar na sociedade enquanto enfrentamos uma pandemia. Mesmo com a vacinação tendo avançado em vários países, ainda notamos os efeitos positivos que a internet trouxe para o comportamento das pessoas enquanto estavam isoladas – por obrigação ou opção. Vejamos então como a internet tem ajudado as pessoas durante a pandemia!
O escape da realidade
A internet proporcionou um escape da realidade enquanto não poderíamos sair de casa para realizarmos atividades corriqueiras, desde trabalhar a até mesmo praticar algum lazer. Foi nas redes sociais de postar fotos que fizemos várias postagens de saudades de uma viagem ou de algum momento antes da pandemia. No Youtube, lives (transmissões ao vivo) de artistas de todos os gêneros fizeram a alegria de pessoas de todo o mundo, em especial aqui no Brasil.
O comportamento de consumo mudou durante a pandemia. Todos os comércios e indústrias que funcionavam majoritariamente para lojas físicas foram afetados de uma forma catastrófica, fazendo os prejuízos aumentarem a perder de vista. No entanto, nesse período de pandemia da covid-19 o comércio na internet ganhou mais força do que poderia ganhar nos próximos anos. Vejamos como aconteceu isso a seguir.
O novo comportamento de consumo na internet
O comércio eletrônico na internet viu seus números subirem de forma estratosférica. Na pandemia, enquanto as pessoas não podiam sair de casa, faziam compras na internet de diversos tipos: desde lanches em apps de entrega de comida a até mesmo compra de móveis, eletrônicos e diversos outros produtos das mais variadas espécies.
Isso fez com que as pessoas que antes tinham alguma dificuldade em fazer compras online ou até mesmo as que desconfiavam de sites de lojas, pudessem aprender a fazer suas compras, seja por necessidade ou praticidade. A pandemia trouxe um novo comportamento de consumo para as pessoas de todas as idades.
Idosos mais conectados
Não à toa, foi nessa época que mais os idosos engajaram nas redes sociais ou em aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp. Hoje é comum, por exemplo, ver idosos assistindo vídeos do tiktok ou até mesmo participando de alguma trend dessa rede social. Com a aceitação e adaptação do público mais idoso à tecnologia, ficou mais fácil ensinar a seu tio ou pai a baixar vídeo do Twitter e assistir em algum outro momento.
Aulas EAD – um desafio para todos
Outro fator onde houveram mudanças significativas e muito impactantes na sociedade foi nas aulas de escolas e faculdades. Antes da pandemia as aulas só podiam ser assistidas de forma presencial em 90% das instituições de ensino superior. Nas escolas então, aulas presenciais eram o comum, e única opção.
Quando a pandemia estourou simplesmente os alunos tiveram que ser obrigados a estudarem via EAD (Ensino a Distância) e isso foi uma mudança brusca e impactante, podendo até prejudicar, mesmo que minimamente, a formação intelectual de crianças, devido a mudança repentina de método de ensino. E essa mudança foi negativa para os professores também, pois muitos se viram na dificuldade de aprender a utilizarem os meios para transmitir suas aulas online. Esse foi um dos grandes impactos e como a internet tem ajudado as pessoas durante a pandemia.