Com a pandemia, o comércio virtual cresceu de forma rápida, trazendo uma grande evolução para os lojistas. Para aqueles que acham que essa seria uma forma de venda passageira, erraram. Pois, segundo pesquisas, o E-commerce B2B movimentou em 2021 bilhões de dólares em todo o mundo.
Atualmente os comerciantes aderem mais essa nova maneira de realizar vendas, e as vendas crescem cada vez mais. Continue a leitura até o final, para explicarmos um pouco mais sobre esse tipo de mercado
Entendendo sobre o E-commerce B2B
Esse é um tipo de e-commerce onde as vendas são feitas de empresa para empresa. Ou seja, ao invés de realizar uma venda para o cliente final, são feitas somente para atacados.
Sabemos que o crescimento dessa modalidade se dá pelo fato do baixo custo para montar seu negócio. Pois, não precisam de espaço físico e o custo da parte burocrática é bem menor.
Abastecer outras empresas tem suas vantagens como, por exemplo, a divulgação dos produtos ou serviços. Todos poderão ser direcionados somente para aquele tipo de negócio específico, para aquelas que necessitam desse tipo de mercadoria.
Se torna mais fácil pelo fato de não precisar atingir vários tipos de pessoas para realizar a venda, já possui um público alvo. O maior trabalho é aumentar as vendas para aquela determinada empresa, oferecendo um produto ou serviço de qualidade já é meio caminho andado.
Muitas vezes o E-commerce B2B trabalha com um número de clientes reduzidos, porém as vendas realizadas são maiores gerando mais lucros.
Vantagens em trabalhar com E-commerce B2B
Para aqueles que pretendem trabalhar com comércio eletrônico essa é uma ótima opção. Mesmo trabalhando com um estoque de produtos maiores, a venda para outras empresas sempre é em maior escala.
As principais vantagens em trabalhar com esse tipo de comércio além das vendas é, redução de custos, ampliação da receita, maior expansão territorial do seu negócio, entre outros. Um estudo recentemente realizado constatou que os clientes B2B são mais fiéis, e constantes. Ou seja, tem tudo que um negócio precisa para alavancar suas vendas, clientes assíduos.
6 melhores plataformas de E-commerce B2B no Brasil
Todo projeto quando se inicia precisa escolher uma plataforma de E-commerce B2B para iniciar, do mais simples até os mais complexos. Vamos listar as 6 melhores para você ter mais informações antes de entrar para esse tipo de negócio.
Primeiramente, para aqueles que ainda não sabem, vamos explicar o que é uma plataforma. É toda tecnologia que será colocada no seu site. Ou seja, após definir o seu site a plataforma irá executar toda a função nele desde a apresentação dos produtos até as formas de pagamento.
Não só no Brasil, como no mundo existem diversos tipos de plataformas, conforme falado vamos apresentar 6 delas.
1- Salesforce
Ótima ferramenta, líder de CRM e atua totalmente em nuvem. Os clientes poderão contar com alguns tipos de serviços como:
- Hierarquia de contas
- Catálogos de produtos personalizados
- Preços contratados
- Ofertas personalizadas
- Múltiplas formas de pagamentos
- Datas e locais de envios flexíveis
2- Uplaces
Com essa plataforma os clientes poderão realizar pedidos em qualquer hora, utilizando qualquer tipo de dispositivo, é uma das mais completas existentes no Brasil.
- Catálogo online
- Controle de pedidos
- Sugestão de pedidos
- Acompanhamento de pedidos
- Tabela de preços
- Ferramenta de marketing
- Pagamento online
- Cálculo de IPI, fretes, ICMS-ST
- Gestão de carteira de clientes
- Inteligência artificial
- Aplicativo
3- Magento
Possui uma grande participação no mercado brasileiro, oferecendo bons produtos e serviços.
- Construtor e orquestrador de página
- Segmentação de clientes e personalização
- Inteligência de negócio
- Logística e estoque inteligente
- Gestão de atendimento ao cliente
4- Vtex
Suas principais características são:
- Pode ser utilizada na versão web e mobile
- Comércio unificado
- Atendimento ao cliente
- Vendas em campo e marketplace
- Operações mais simplificadas
5- Oracle
Uma empresa há mais tempo no mercado, muito famosa em seus aplicativos está sempre em desenvolvimento.
- Experiência em criação de aplicativos
- Testes de suas ferramentas práticas e de conceito (POC)
- Análise e gestão avançada
- Aplicativo em nuvem líder de mercado
- Maior rede de parceiros atualmente
6- Infracommerce
No mercado se posiciona como a primeira focada em B2B, oferecendo para os seus clientes as seguintes vantagens:
- Serviços exclusivos de avaliações e limites de crédito
- Hub de distribuidores
- Limitador de compras e faturador em partes
- Carrinho otimizado antes do checkout
- Repetição de pedidos de forma ágil