Os Geradores de Energia estão presentes em empresas de todos os portes e segmentos e são responsáveis pelo menor tempo de paralisação de atividades e consequentemente permitem que a economia como um todo funcione com a maior disponibilidade possível.
E eles se diferenciam pelo processo que usam para gerar a energia e o combustível utilizado para o funcionamento. Conheça esses diferentes Geradores de Energia e suas funcionalidades específicas
O que são os Grupos Geradores de Energia?
Os Geradores de Energia são equipamentos compostos de um motor, de um gerador (acionado pelo motor) e um tanque reservatório do combustível em seus funcionamento, e responsáveis por produzir e fornecer energia elétrica quando:
- Há interrupção do fornecimento da energia pública;
- Não há fornecimento regular de energia na região;
- Ocorre grandes oscilações de fornecimento – que podem danificar equipamentos e paralisar operações.
Desta forma, proporcionam segurança e comodidade para populações e empresas.
Onde os Grupos Geradores de Energia são aplicados?
Em todas as atividades econômicas e sociais, do atendimento emergencial de empresas, para que seus processos de produção não sejam paralisados – e muitas vezes perde-se matérias-primas com isso – até atividades sociais importantes, que não podem ser paralisadas – hospitais, aeroportos, supermercados e grandes eventos.
Até imóveis e condomínios podem utilizar grupos geradores de energia – para acionar elevadores e iluminação de áreas comuns. E existem os geradores portáteis, que não tem a complexidade técnica de um grupo gerador, mas podem ser transportados para viagens e servirem de fonte alternativa de energia.
Quais os Grupos Geradores conforme o processo de geração de energia?
O processo de geração é aquele que vai movimentar o gerador e este produzirá a energia elétrica necessária. Temos os seguintes tipos:
Gerador de Energia Mecânico
É o tipo mais comum de gerador de energia, largamente usado nas empresas. A ativação do gerador é feita através de energia mecânica que pode ser obtida de diversas formas, desde a mais comum, a combustão com combustíveis como o diesel e a gasolina, ou por acionamento por água ou vento.
Gerador de Energia Químico
Neste tipo, o gerador será acionado – para produzir energia elétrica – a partir de reações químicas que ocorre com um contato externo de ligação que une os polos positivo e negativo. Os geradores mais conhecidos nesta categoria são as pilhas e baterias.
Gerador de Energia Térmico
São os tipos de geradores que usam o calor que geram para produzir a energia elétrica.
Gerador de Energia Luminoso
Este tipo de gerador utiliza um semicondutor para captar a irradiação solar e converter em energia utilizável. São os que comumente conhecemos como as Placas Solares.
É a forma mais limpa de geração de energia e podem ser a opção de residências, como forma de reduzir o consumo da energia elétrica tradicional.
Quais os Grupos Geradores conforme o combustível usado?
Existe uma variedade de combustível usados pelos grupos geradores de energia, alguns muito usados na economia em geral e outros que aos poucos se tornarão alternativas importantes para uso em localidades e aplicações específicas.
Gerador de Energia a Gasolina
São bastante comuns e mais baratos que os geradores a diesel quando comparamos a mesma potência e tamanho. Gastam menos combustível quando falamos em intervenções eventuais. Mas quando falamos de uma aplicação contínua, como em hospitais e aeroportos, por exemplo, os geradores a diesel são mais interessantes, por conta do preço dos combustíveis.
Gerador de Energia a Diesel
São geradores mais resistentes e mais rentáveis, pelo uso muito mais prolongado e pela diferença de preços dos combustíveis. O motor consome menos, o que gera uma eficiência maior no uso contínuo. Veja estes modelos de locação de geradores disponíveis para locação na Multidiesel.
Gerador de Energia a Gás
Utilizam vários tipos de gases: gás natural, de aterro e outros. É normalmente utilizado em locais com alto consumo de energia – shoppings, aeroportos.
Gerador de Energia Eólico
Ainda é um modelo pouco usado, pois necessita de investimentos e incentivos para que haja a produção dele, que se utiliza de um combustível limpo e abundante: os ventos.
Junto com os geradores solares, são as alternativas do futuro para atender a necessidade de gerar energia sustentável e sem agressão ao meio ambiente.
Gerador de Energia Solar
São os painéis solares como conhecemos, compostos de placas onde a irradiação solar aciona um material semicondutor que gera circuitos que vão criar a energia a ser distribuída. Ainda é pouco usada, é um modelos que ficará concentrado em atendimento a residências, condomínios e pequenas empresas, e o custo de investimento ainda é alto.
Neste artigo, você pode conhecer os diversos tipos de Geradores de Energia e suas funcionalidades. Espero que tenha sido útil na sua decisão de conhecer melhor as opções e escolher a que mais atende as suas necessidades.