Os alimentos que comemos no dia a dia, muitas vezes passam até despercebidos devido a rotina que já temos em consumi-los, mas a verdade é que muitos deles, antes de irem às nossas mesas foram amplamente estudados a fim de descobrir todos os benefícios que eles podem trazer ao organismo.
E hoje vamos falar um pouco sobre toda a ciência e tecnologia por trás dos alimentos e como ela beneficia a nossa saúde. Quer entender mais sobre esse assunto? É só continuar lendo que vamos contar tudo.
Nutrientes
Uma das funções da ciência e tecnologia dos alimentos é saber quais são exatamente os nutrientes que estamos consumindo durante a alimentação, quais são aqueles que possuem mais fibras, mais vitaminas, tem a presença de ômega 3, e quais são aqueles mais pobres nutricionalmente.
Se hoje conseguimos ler rótulos com as propriedades nutricionais, é graças a toda essa ciência que está sempre procurando saber mais sobre o que faz bem à saúde e o que deve ser evitado pois não tem bons nutrientes e acabam mais prejudicando o metabolismo e o funcionamento total do corpo.
Da colheita à mesa
E se você ainda têm dúvidas sobre onde a ciência e tecnologia está presente nos alimentos, saiba que a resposta é em todos os lugares, desde a colheita até quando vai a sua mesa. Os cientistas são responsáveis por analisar quais aditivos e produtos devem ser inseridos nos alimentos para aumentar os seus benefícios nutricionais.
Por isso, se você está se alimentando com alimentos que têm tudo o que o seu corpo precisa para funcionar bem, e te fornece os nutrientes que precisa, é porque por trás existe uma ciência de alimentos que está exaustivamente estudando as propriedades de cada alimento e o que ele causa no corpo.
Qualidade do alimento
Todos os alimentos que compramos no supermercados, feiras e outros locais, vem com o data de vencimento e certificado de qualidade. E as datas de vencimento são emitidas por meio de pesquisa, que leva em consideração a data em que o alimento foi processado, a média do tempo que ele leva até ficar ruim, entre outros fatores que são determinantes para saber qual a data de validade do alimento.
Por isso, que o mesmo alimento pode ter datas de de vencimento diferentes, já que cada um deles é analisados de maneira individualizada e levando em consideração propriedades específicas de cada unidade.
E além da data de vencimento, a qualidade individualizada deles também é analisada, se um alimento está mais maduro do que outros da sua colheita, ou para identificar o que causou o apodrecimento dele, entre vários outros fatores de qualidade.
Alimentos industrializados
Apesar de hoje em dia existir uma grande luta contra os produtos industrializados, também existe cada vez mais produtos desse tipo sendo lançados no mercado. E os cientistas de alimentos são os responsáveis por ajudar a deixá-los mais saudáveis para o consumo diário.
Todos os dias são lançados novos estudos e programas sobre os alimento industrializados, procurando cada dia mais deixar com efeitos menos nocivos à saúde.
De maneira geral todos os alimentos que consumimos, possuem uma ciência e tecnologia por trás deles, que é o que permite uma melhor absorção dos seus nutrientes mais benéficos.