Que a carteirinha de estudante é um documento repleto de benefícios atrelados, muita gente já sabe. Mas você sabia que também pode apresentar uma versão virtual dele, diretamente do seu celular? Hoje vamos conversar sobre essa tecnologia. Vale a pena conferir!
O app da carteirinha de estudante tem feito muito sucesso. E não é para menos, diante da praticidade de portar um documento oficial e virtual. Essa é a proposta do App Identidade Jovem, também conhecido como ID Jovem App ou ID Jovem 2.0.
Visando atender jovens de 15 a 29 anos, o projeto oferece acesso a inúmeras vantagens. Ele tem emissão 100% gratuita e é fornecido pela Secretaria Nacional da Juventude para estudantes de baixa renda.
Fique de olho nos requisitos e dicas que serão apresentados na sequência. Dessa forma, você poderá saber se está enquadrado no público alvo do ID Jovem. Vamos lá!
Pré requisitos para se cadastrar
Antes de mais nada, é fundamental identificar se o seu perfil se encaixa nos pré requisitos para ter a carteirinha de estudante digital ID Jovem 2.0. Observe quais são as exigências:
- Estar inscrito no Cadastro Único (Governo Federal);
- Ter as informações cadastrais atualizadas nos últimos 2 anos;
- Ter renda mensal familiar de até no máximo 2 salários mínimos;
- Saber o Número de Identificação Social (conhecido como código NIS).
Passo a passo para fazer a carteirinha de estudante virtual
Para inicia o procedimento, é preciso acessar o site Identidade Jovem ou então baixar o app ID Jovem 2.0 diretamente nas lojas virtuais para Apple/iOS ou para sistema Android. As duas plataformas são aceitas para a realização do cadastro inicial.
Em seguida, o estudante precisa preencher todos os dados requisitados com atenção. Eles incluem o número do NIS, o número de telefone, o nome completo, o nome da mãe, a data de nascimento e o e-mail.
Por fim, é solicitado que seja inserida uma fotografia. É essa a imagem que vai constar no documento digital e também no físico, caso o estudante opte por imprimir uma via.
Quando todos os dados forem confirmados, é feita uma análise para que se identifiquem possíveis erros. Se estiver tudo certo, é gerado o documento com um QR Code no qual estará o código de identificação, os dados do titular do cartão e a data de validade. Essa é a ID Jovem 2.0.
Vantagens do app de carteirinha de estudante
Além de toda a praticidade da carteirinha de estudante virtual, com o app ou com o documento físico, o portador tem direito a uma série de vantagens. Algumas das mais relevantes são:
- Meia entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos;
- Meia entrada em salas de cinema, teatros, shows, circos e demais eventos de cunho educativo ou de lazer;
- Isenção de taxas em concursos públicos, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos vestibulares de institutos e universidades federais;
- Direito à passagem gratuita ou com desconto em transporte coletivo interestadual convencional (as empresas devem disponibilizar 2 vagas por veículo em cada modalidade);
- Direito a até 50% de desconto para a aquisição de produtos e serviços nos estabelecimentos parceiros conveniados ao projeto.
Observações importantes
Alguns detalhes relacionados à emissão e ao uso da carteirinha de estudante digital não podem passar despercebidos:
- O cartão ID Jovem só pode ser usado pelo jovem cadastrado, ou seja, é intransferível;
- Apresente junto à carteirinha de estudante um documento de identidade oficial sempre que solicitado;
- O cartão tem validade de 6 meses, sendo necessário renová-lo a cada 180 dias;
- Nem todos os estabelecimentos estão equipados para aceitar o documento digitalizado no app, portanto procure ter sempre junto uma versão impressa;
- Não é possível fazer o Jovem ID sem o número do NIS e quem não tiver deve se dirigir a um CRAS ou à Prefeitura Municipal para fazer a inscrição.
Essas foram as dicas de hoje. Até a próxima!