É preciso se adaptar e acompanhar as mudanças e evoluções que surgem ao longo dos anos caso o desejo do empreendedor seja evoluir junto e não ficar para trás, inclusive se tratando de consultórios médicos.
E jalecos personalizados não são a única modernidade que você pode adotar no seu consultório, pois algumas tecnologias se tornaram essenciais para um funcionamento melhor do mesmo, levando mais otimização do tempo e melhoras na parte administrativa.
Muitos consultórios, clínicas e hospitais já estão adotando essas tecnologias e usufruindo dos resultados positivos. Então se você deseja saber quais são elas, continue lendo a seguir.
Software de gestão
Com o aumento da modernidade, ter um bom software de gestão médica é essencial para o gerenciamento de consultórios, clínicas ou hospitais. Esse recurso é perfeito para otimizar os processos de administração.
Com um software de gestão, todas as informações da clínica, incluindo dados dos pacientes, do médico e da empresa, são armazenadas em um só lugar. Assim, elas podem ser analisadas de maneira muito mais simples e automatizada.
Esses recursos são cem por cento seguros e contam com sistemas de criptografia e backups automáticos, o que garante proteção dos dados e evita que sejam perdidos. Além de evitar acidentes e perdas que poderiam acontecer caso continuasse a utilizar o método de papéis e arquivos.
Algumas tarefas que podem ser realizadas e automatizadas ao contratar um software de gestão médica, são:
- Organização dos dados referentes à clínica;
- Cadastro dos pacientes e armazenamento do histórico clínico;
- Eficiência e agilidade ao analisar os dados do paciente nas consultas;
- Controle de despesas e receitas;
- Levantamento de informações e sistema de big data;
- Monitoramento da agenda e praticidade na marcação de consultas.
Prontuário eletrônico
Bons softwares de gestão médica integram em seus sistemas o prontuário eletrônico, que é o programa que armazena todas as informações do paciente, como histórico, prescrições, tratamentos, exames e até imagens, como radiografias e ultrassonografias.
Através dele o médico consegue ter uma visão clara da saúde de seus pacientes facilmente. Além disso, essa ferramenta ainda aumenta as probabilidades de um diagnóstico preciso e de uma aplicação de tratamento eficaz.
O prontuário eletrônico é fundamental para deixar para trás a tarefa de preencher fichas à mão. Assim, o médico pode dedicar mais tempo das consultas para ouvir o paciente e sanar suas dúvidas, o que torna o atendimento bem mais humanizado.
Aplicativos móveis para clínicas médicas
Dentre as facilidades que a tecnologia agregou em nossas vidas, está também a possibilidade de instalar aplicativos em nossos smartphones. Para os profissionais da saúde, os apps são extremamente úteis para a comunicação com outros profissionais da área e, inclusive, com os próprios pacientes.
Ao investir em um aplicativo próprio para sua clínica, é possível facilitar ainda mais o agendamento de consulta, que é algo vantajoso tanto para os pacientes, que não precisarão esperar muito tempo ao telefone até serem atendidos, quanto para a secretária, que poderá focar o seu trabalho em outras funções e ter mais praticidade na hora do atendimento.