Muitas pessoas não sabem, mas mesmo que passem despercebidos aos olhos, os algoritmos estão presentes diariamente em nossas vidas, em tudo o que fazemos na internet.
Portanto, continue lendo a seguir para saber tudo o que está por trás da tecnologia dos algoritmos de aplicativos.
O que é algoritmo?
Algoritmos são, basicamente, a base do processo de desenvolvimento de software. São eles que fazem parte das ferramentas pelas quais programadores criam estratégias para solucionar problemas e processos.
De maneira geral, o algoritmo compreende uma sequência enorme de passos para resolver um problema ou para executar uma tarefa. Então, quando se está escrevendo um programa, ele é feito em linhas de código, usando uma entre infinitas linguagens de programação existentes.
No entanto, antes de começar a codificar, é necessário definir exatamente qual o objetivo do seu programa/aplicativo. Ou seja, são definidas várias regras e passos que o programa deve executar.
Muitas pessoas não sabem, mas os algoritmos estão presentes em algumas das mais famosas ferramentas da internet, inclusive nos apps que vemos no Google Play, happy mod, Apple Store etc. Bem como as redes sociais, plataformas de música, mecanismos de buscas e muito mais.
Como funcionam os algoritmos?
Um algoritmo deve funcionar de maneira automatizada e inteligente e cada mecanismo possui suas próprias particularidades e características. Um bom exemplo disso são os mecanismos de buscas que utilizamos diariamente: Google, Yahoo! e Bing; eles têm a mesma função, mas têm seus próprios motores.
O mesmo vale para as redes sociais, pois cada uma delas considera fatores diferentes, como as interações ou engajamento.
Resumidamente, os algoritmos tratam-se de um trabalho minucioso e incessante que avalia a fundo o comportamento dos usuários, além de habilitar novas configurações para proporcionar a melhor experiência possível.
Como são usados os algoritmos na internet?
Como citamos anteriormente, os algoritmos estão em todas as partes se tratando de tecnologia.
Um ótimo exemplo do papel dos algoritmos está no Spotify (plataforma de streaming de música e podcasts conhecida no mundo inteiro), que combina frequentemente as músicas e artistas que você ouve para sugerir novas faixas desconhecidas que ainda façam parte do seu gosto.
Nele, existe um algoritmo que analisa as músicas e artistas que o usuário já curte, estabelecendo um padrão de comportamento, que é utilizado para sugerir opções e músicos parecidos desconhecidos pelo mesmo. Ou seja, o software do Spotify analisa a assinatura de áudio de cada música para buscar músicas e cantores parecidos que o usuário não buscaria.
Esse mesmo tipo de combinação e sugestões precisas de conteúdo são usados pela Netflix, Amazon Prime e YouTube, onde são sempre sugeridos filmes, séries e vídeos que a pessoa poderia se interessar.
No Facebook, Instagram e TikTok ocorre o mesmo: o algoritmo está sempre sugerindo imagens, vídeos e perfis que correspondem ao gosto do usuário em questão. Como dissemos anteriormente, seu papel é solucionar problemas e fornecer boas experiências, e é exatamente isso que ele faz diariamente, mesmo que não estejamos atentos.