De uns anos para cá, os cartões de crédito começaram a ser produzidos com um recurso que facilitou a vida de muita gente: o pagamento por aproximação. Esse recurso já vem habilitado nos cartões que possuem essa tecnologia. No entanto, muitas dúvidas ainda pairam sobre aqueles que possuem cartões com essa função.
Neste artigo você vai ver o que está por trás da tecnologia de aproximação nos cartões de crédito.
Pagamento por aproximação – como funciona?
Para começarmos é preciso que você entenda que esse pagamento por aproximação funciona por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication). Essa tecnologia possibilita a troca de informações apenas por aproximação, ou seja, sem qualquer fio conectado. Para isso, o cartão e o dispositivo, neste caso, a maquininha, precisam estar conectados e próximos.
Seu funcionamento se dá por ondas de rádio com uma frequência de 13,56MHz. Os cartões com essa tecnologia tem um chip de comunicação sem fio. Assim, é dispensada a necessidade de colocar o cartão na maquininha e digitar a senha.
É uma tecnologia protegida por criptografia
Muitas pessoas ficam desconfiadas com esse tipo de pagamento, mas essa tecnologia é protegida por criptografia, ou seja, não podem ser lidas, pois fazem parte de um programa de segurança de dados que não deixam as informações confidenciais serem invadidas ou roubadas.
Quais as vantagens de pagar por aproximação?
Existem muitas vantagens em usar o pagamento por aproximação, também conhecido como pagamento via contactless.
O primeiro e mais notável é não precisar digitar a senha. Esse recurso caiu como uma luva, durante o período de pandemia, onde as pessoas evitaram tocar em superfícies que geralmente são muito utilizadas por outros, como as maquininhas de cartões, por exemplo.
Outra vantagem é a praticidade e a rapidez que essa tecnologia proporciona aos usuários de cartões. A compra é paga de forma rápida, pois é eliminada a necessidade de anotações de senha, como é o caso de muitos que não lembram e precisam anotar em um pedaço de papel.
A única desvantagem desse recurso
Bem, a tecnologia por trás desse tipo de pagamento é segura, no entanto, a única desvantagem disso tudo é que essa função não pode ser desabilitada. Assim sendo, é preciso ter muito cuidado com o cartão de crédito e em caso de perda ou roubo, o cartão deve ser bloqueado imediatamente.
É seguro realizar o pagamento via contactless?
Sim, é muito seguro realizar o pagamento via contactless. Muitos especialistas na área de segurança tecnológica já analisaram essa forma de pagamento e atestaram que realmente é confiável. Como dissemos no começo do artigo, não há a possibilidade dos dados serem clonados, invadidos ou roubados.
Qualquer cartão possui essa tecnologia?
Bem, se você escolher um dos ‘Credit Cards of December’, é bem provável que sim. Mas não são todos que possuem essa tecnologia. Algumas instituições financeiras e bancárias ainda não adotaram esse recurso tecnológico para seus cartões de crédito.
Podemos citar alguns cartões que possuem essa tecnologia como o cartão Iti Itaú, do banco Itaú, como também é cartão Nubank, do banco digital Nubank.