O Instagram rapidamente superou sua primeira impressão como um aplicativo divertido para crianças e se tornou uma ferramenta séria de marketing de conteúdo, relacionamento e criação de público para indivíduos e marcas.
É um dos sites de redes sociais mais populares do planeta, com mais de 200 milhões de membros ativos mensais compartilhando 60 milhões de imagens e 1,6 bilhão de curtidas por dia.
Quão incrível é isso? As taxas de engajamento das marcas na maioria das redes sociais são inferiores a 0,1%, mas o Instagram as afasta.
A taxa média de engajamento do Instagram para marcas em um estudo de 2014 foi 58 vezes maior do que no Facebook.
Você não pode discutir com números assim. Mas isso é apenas mediano. E como eu defendo todas as maneiras de marketing on-line, você não quer ser mediano! Não é um sonho ou um objetivo.
Se você é uma grande marca ou talvez esteja se perguntando como se tornar o seu Instagram famoso.
E você vai conseguir isso trabalhando esses 11 maneiras de obter mais seguidores (reais!) no Instagram em sua estratégia social.
Confira essas ideias que chamam a atenção para suas legendas, hashtags, perfil do Instagram e muito mais, e veja o que postar para obter mais seguidores, mais visibilidade e envolvimento também.
1. Faça uma promoção cruzada da sua hashtag dedicada
É legal que você tenha criado uma hashtag #joesgarage para sua empresa, mas quem sabe usá-la para compartilhar conteúdo sobre você?
Imprima ela em seus recibos, em anúncios impressos, em sinalização em sua loja e em eventos relevantes.
Se você está no rádio e na TV, direcione as pessoas para usar sua hashtag. Integre campanhas on-line e off-line, garantindo que elas sejam listadas em seus outros perfis sociais, em seu website e em seus e-mails. Não espere apenas que as pessoas o encontrem.
2. Seja criativo com hashtagging
Quando se trata da captura de público, você precisa olhar além das hashtags óbvias de uma palavra. Claro, você quer usá-los também, mas misture-os e use hashtags para contar parte da sua história.
Seja engraçado, irônico ou ultrajante – apenas não seja chato.
A WeWork, empresa colaborativa do espaço de trabalho, é ótima nisso e também inclui uma mistura divertida de conteúdo do Instagram.
3. Participe massivamente de conversas muito populares
Para cada postagem, use uma combinação de hashtags relevantes, como #woodworking para uma empresa de carpintaria, por exemplo, bem como hashtags muito populares, que estejam bombando nas redes, sempre que possível e pertinente.
As hashtags realmente específicas são como palavras-chave de cauda longa, pois mostram mais intenção e ajudam a encontrar as pessoas certas, mas as hashtags de tendência universal, como #instagood, #tbt, #photooftheday ou mesmo #fun simples, levam você à frente de mais pessoas em geral.
Você precisa de ambos para torná-lo em uma rede social tão grande e dinâmica quanto o Instagram.
4. Aproveite ao máximo o seu Bio URL
Você realmente quer que sua biografia só tenha um link para a página inicial do seu site, hoje e para sempre? Que tédio.
Altere-o pelo menos quinzenalmente e use esse link clicável na sua biografia para direcionar o tráfego para seu conteúdo mais recente ou mais popular.
5. Seja descritivo com suas legendas
Uma imagem vale mais que mil palavras, mas você não pode ignorar totalmente as palavras. A National Geographic é fantástica em usar o storytelling junto com suas fotos para gerar engajamento e compartilhamento.
Enquanto as marcas de mídia tradicionais caíram como moscas, a NatGeo prosperou em todo o mundo digital e se tornou uma das principais marcas do Instagram, com mais de 50 milhões de seguidores.
Como os outros hacks do Instagram que incluí aqui, esse é algo que você vai querer se comprometer a trabalhar em sua estratégia ao longo do tempo, então não se preocupe se parecer estranho no começo. Sua escrita vai melhorar à medida que você encontrar a voz da sua marca.
6. Vá em frente no marketing de influenciadores
Visite os perfis de cada pessoa que você identificou como um influenciador em seu espaço (uma pessoa que influencia as pessoas que você deseja obter) e ative a função Ativar Notificações de Postagens para ser notificado toda vez que eles compartilham novos conteúdos.
Você pode interagir com eles regularmente e se tornar uma das pessoas ou marcas favoritas deles.
7. Remova fotos com tags indesejadas do seu perfil
Se você deseja apenas apresentar o melhor conteúdo gerado por usuários sobre você ou sua marca em seu perfil do Instagram, você pode.
Agora, é possível remover totalmente as fotos marcadas do site, escolhendo Editar Tags, selecionando as que você deseja remover e escolhendo Esconder do Perfil – talvez seja necessário confirmar. Esse é o truque.
8. Aprovar tags de fotos antes que o conteúdo seja exibido em seu perfil
Falando em dar a você maior controle sobre quais fotos marcadas aparecem em seu perfil, você pode alterar sua configuração no Instagram para que as fotos marcadas não sejam mostradas, a menos que você as aprove primeiro.
Você encontrará isso em Opções, Minha Fotos e Adicionar Manualmente. Você deve configurar isso para evitar situações potencialmente embaraçosas.
9. Desenvolva seu próprio estilo no Instagram
É da natureza humana querer se encaixar, mas no Instagram, você quer se destacar.
A marca indiana de bebidas Frooti desenvolveu um estilo de conteúdo visual tão único, que é instantaneamente reconhecível toda vez que um usuário vê um post Frooti em seu newsfeed.
10. Seja local
Veja o que está acontecendo em uma área específica (digamos, seu bairro, uma cidade que você está segmentando em anúncios ou até mesmo um evento em um determinado local) acessando a página de pesquisa e escolhendo a guia Lugares.
Em seguida, digite o nome do lugar para ver todas as postagens com geomarcação desse local.
11. Lembre-se sempre dos seus Call To Action
O Instagram, como outras redes sociais, é uma conversa, não uma plataforma de transmissão. Que ação você quer que as pessoas assumam em sua postagem?
Se você não sabe, comece de novo e descubra. A Staples é ótima em gerar engajamento, permitindo que as pessoas saibam exatamente o que esperam que elas façam com suas postagens (pontos de bônus se você fizer isso parecer divertido).
Muitas vezes, esse CTA habilmente faz com que as pessoas compartilhem ou disseminem viralmente o conteúdo da Staples.
Como obter mais seguidores no Instagram [Resumo]
Recapitulando, para conseguir mais seguidores no Instagram, faça o seguinte:
- Promova sua hashtag dedicada em seus outros perfis sociais, em seu website e em seu e-mail.
- Seja criativo com suas hashtags. Seja engraçado, irônico ou ultrajante – mas nunca chato!
- Assista a hashtags topicamente relevantes e tendências. Participe dessas conversas para entrar na frente de mais pessoas.
- Use seu link Bio para direcionar o tráfego para o seu conteúdo mais novo ou mais popular.
- Escreva legendas descritivas. O storytelling ajudará a gerar engajamento e compartilhamento.
- Interaja com os melhores influenciadores do seu espaço e tente se tornar uma das pessoas ou marcas favoritas deles.
- Não quer uma foto marcada de você ou de sua marca em seu perfil? Edite tags para ocultar imagens do seu perfil.
- Ajuste suas configurações para que nenhuma foto marcada e potencialmente embaraçosa seja exibida sem a sua aprovação.
- Desenvolva seu próprio estilo visual único e reconhecível. Descobrir como você quer se destacar e fazer isso!
- Visite a guia Lugares para ver o que está acontecendo localmente: seu bairro, uma cidade que você está segmentando em anúncios ou um evento em um determinado local.
- Use Call To Action para dizer às pessoas o que você quer que elas façam com suas postagens. Encontre maneiras inteligentes de levar as pessoas a compartilhar seu conteúdo.
Você está comercializando seu negócio no Instagram? Você tem um hack ou truque favorito do Instagram para compartilhar? Deixe o seu nos comentários abaixo!
Você viu aqui uma lista de dicas valiosas para impulsionar seu Instagram e seu negócio para alcançar mais pessoas, mais mercados e mais sucesso.